segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O SENHOR É DEUS CONOSCO


A realidade do mundo espiritual é algo latente para aqueles que servem a Deus. A passagem bíblica de 2 Reis 6:8-23 conta-nos uma das histórias mais fascinantes da bíblia. Esta história nos dá um vislumbre da grandiosidade dos acontecimentos no reino espiritual que gira em torno dos fiéis a Deus.

"Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles." (2 Reis 6:16)

O rei da Síria na época (cerca de 800 anos a.C.) era inimigo ferrenho de Israel e constantemente procurava oportunidades para atacar e matar o povo de Deus. Numa dos seus intentos ele consultou seus servos (assessores e chefes do exército), a fim de definir locais onde eles montariam acampamentos. Os acampamentos ficariam em posições estratégicas, por onde os israelitas deveriam passar e se isso ocorresse certamente seriam surpreendidos e mortos pelos exércitos da Síria. Israel estava totalmente cercado por carros e cavalos, esta era uma situação muito delicada para uma nação em momento de guerra, era semelhante a m embarco comercial nos dias de hoje, pois impedia qualquer operação de comércio de uma nação ao ponto de seu povo perecer de fome até a morte.

Só que Deus estava com Israel! E Ele usou o seu profeta Eliseu para dar o livramento dos seus inimigos. Eliseu teve a revelação divina de onde estariam os acampamentos sírios e foi ao rei de Israel avisar. O rei de Israel de posse da revelação deu ordem aos seus exércitos que não passassem por tais locais.

O rei da Síria ficou profundamente indignado com o fracasso do seu plano para atacar os israelitas porque ninguém passou perto dos seus acampamentos montados e convocou uma reunião com os seus servos. Para ele a única forma de o seu plano dar errado seria se algum dos seus servos confidentes o traísse e contasse para Israel a localização dos acampamentos. Só que um dos seus servos sabiamente disse: "Não é assim, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir." (2 Reis 6:12).

Com isso o rei da Síria montou um grande batalhão com muitos soldados, cavalos e carros de guerra e enviou até Dotã, onde estava Eliseu com o objetivo de matá-lo. Só que ele não sabia que estava mexendo com o servo do Senhor! Um profeta do Deus Todo poderoso!!!

A Palavra de Deus diz que a comitiva síria chegou bem cedo, de madrugada, a Dotã e o servo de Eliseu, ao ver a cidade cercada pelo exército inimigo se desesperou e disse a Eliseu: "Ai, meu senhor! Que faremos?" (2 Reis 6:15).

Eliseu não era um homem comum, uma pessoa carnal. Ele era um profeta de Deus. Alguém que tinha uma profunda comunhão com o Senhor e que possuía uma visão espiritual sobrenatural. O livro de 2 Reis conta várias histórias em que Deus se manifestou poderosamente por meio de seu servo e ele é referenciado nesse livro como "homem de Deus" por 31 vezes! Como a bíblia é a Palavra de Deus e a Sua Palavra é a Verdade, pode crer meu irmão que Eliseu era um homem de Deus em toda a plenitude que estas palavras podem significar.
Você também, se quiser, pode ser chamado de homem ou mulher de Deus.
Mas como eu faço para ser chamado de homem/mulher de Deus?

Primeiramente você tem que se tornar filho de Deus, o que só é possível por meio da aceitação de Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. "Mas, a todos quantos o receberam [Jesus Cristo], aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12).

Depois disso você deverá se santificar por meio do sangue de Cristo. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).

A vida espiritual tem vários níveis e conforme você for seguindo o Senhor Jesus o Espírito Santo irá te guiar a crescer cada vez mais espiritualmente. O principal meio que o Espírito usa para ensinar é a bíblia, que é a Palavra de Deus.



Lembre-se que a principal arma nas batalhas que a vida apresenta é a oração. Siga o precioso conselho de Paulo: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:13-18).

E quando você estiver nessa condição você vai começar a experimentar na sua vida o Amor de Deus. E quem ama cuida! Portanto você vai começar a desfrutar da plenitude das bênçãos do Senhor em todas as áreas da sua vida. E "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31).

Se Deus era por Eliseu, o que era o exército inteiro da Síria? Eliseu não estava sozinho, Jeová estava com ele. E agora preste atenção meu irmão(ã) o que aconteceu.

Quando Eliseu saiu de casa e viu aquele exército enorme cercando a cidade atrás de um único homem que era ele, Deus permitiu-o ter a visão do que estava acontecendo no mundo espiritual naquele momento. Eliseu olhou para os montes em redor da cidade e disse ao seu servo: "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." (2 Reis 6:16).

Louvado e exaltado seja o SENHOR dos Exércitos! Glória a JEOVÁ-JIRÉ, o Deus Provedor!

A Palavra de Deus diz o que Eliseu viu naqueles montes: "...o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." (2 Reis 6:17).



Se o inimigo enviar os seus exércitos contra você meu irmão pode ter a certeza que o Senhor vai dar ordem ao Capitão dos Exércitos dos Céus para deslocar um exército ainda maior e muito mais poderoso para pelejar por você! Creia nisso! Com o exército d’Ele ninguém pode! Ainda que você não tenha a graça de ver como Eliseu viu, CREIA! O Senhor Jesus uma vez disse: "Bem aventurados os que não viram e creram" (João 20:29). Você tem que ver com os olhos da fé! Como está escrito na epístola aos Hebreus: "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." (Heb 11:1).

O Senhor é Deus conosco, por isso Seu nome se deu como EMANUEL, hoje uma vez mais Ele nos sustenta, trabalhando em nossa fé, nos fortalecendo em Graça, e unção do Seu Espírito “ ...porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (I João 4 : 4)


Um comentário: